CEFET-MG

Processo Seletivo Ensino Técnico 2022

Notícias

  • Junho 2022
  • 08/06/2022

    Divulgada a 1ª Chamada da Oferta 2022.2

    ATENÇÃO:

    LEIA TODO O CONTEÚDO DESTA NOTÍCIA E OS ARQUIVOS A ELA VINCULADOS

    A COPEVE divulga a Lista de Convocados da Primeira Chamada dos Cursos Técnicos 2022.2 (CLIQUE AQUI para acessar Lista de Convocados)

    1) AOS CANDIDATOS DA AMPLA CONCORRÊNCIA (AC) CONVOCADOS EM 1ª CHAMADA DOS CURSOS TÉCNICOS – 2022.2:

    Os Candidatos da Ampla Concorrência (AC) que foram “CONVOCADOS NA CHAMADA ÚNICA DOS CURSOS TÉCNICOS - 2022.2” deverão, obrigatoriamente, participar da etapa de Pré- matrícula on-line e Matrícula Presencial (CLIQUE AQUI para acessar as Orientações). Além disso, é obrigatória a leitura do Edital (CLIQUE AQUI para acessar o Edital)

  • Abril 2022
  • 20/04/2022

    Encerradas as Chamadas da Oferta 2022.1

    A COPEVE informa que, em conformidade com o item 25.1 do Edital, não haverá nova chamada para a Oferta 2022.1.
  • 20/04/2022

    Divulgado o Resultado Final da Pré-matrícula (on-line) dos candidatos convocados na Quarta Chamada

    A COPEVE divulga o Resultado Final da Pré-matrícula (on-line) dos Convocados na Quarta Chamada. A consulta ao parecer está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Aos Candidatos com Pré-matrícula (on-line) DEFERIDA:

    Em breve, os candidatos deferidos na Pré-matrícula on-line receberão por e-mail (atenção à caixa de entrada e de spam/lixoeletrônico) todas as informações necessárias, tais como número de matrícula, início das aulas e jornada acadêmica no curso. A entrega presencial dos documentos de matrícula ocorrerá após o início das aulas (ainda não há data definida).

  • 19/04/2022

    Divulgado Resultado Final das Análises de Exigências do SRV e Resultado da Pré-matrícula (on-line) dos candidatos convocados na Quarta Chamada

    A COPEVE divulga o Resultado Final das Análises de Exigências do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) dos Convocados na Quarta Chamada do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022.1. A consulta aos pareceres das Bancas de Verificação está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Não é mais cabível recurso contra o resultado do SRV. Aquele candidato que tiver sido INDEFERIDO (inapto) perderá a vaga, assim como será invalidada a sua Pré-matrícula (on-line), pelo que não terá acesso ao resultado da Pré-matrícula (on-line). Caso o candidato indeferido conste como Excedente na fila de Ampla Concorrência, ainda poderá ser convocado na fila de Ampla Concorrência.

    A COPEVE divulga o Resultado da Pré-matrícula (on-line) dos Convocados na Quarta Chamada. A consulta ao parecer está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Eventuais recursos contra indeferimentos deverão ser registrados via Sistema Eletrônico da COPEVE até as 23h59 do dia 20 de abril de 2022, impreterivelmente. O acesso à tela de Registro de Recurso está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato até a referida data limite. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados. Caso algum documento tenha sido recusado, o candidato deverá se atentar ao motivo e enviar um novo documento que cumpra os requisitos.

    O resultado das análises dos recursos será divulgado no dia 22 de abril de 2022, após as 20h00.


    Aos Candidatos com Pré-matrícula (on-line) deferida:

    Após o Resultado Final da Pré-matrícula on-line, os candidatos deferidos na Pré-matrícula on-line receberão por e-mail (atenção à caixa de entrada e de spam/lixoeletrônico) todas as informações necessárias, tais como número de matrícula, início das aulas e jornada acadêmica no curso. A entrega presencial dos documentos de matrícula ocorrerá após o início das aulas (ainda não há data definida).

  • 12/04/2022

    Divulgado o Resultado das Análises de Exigências do Sistema de Reserva de Vagas dos Convocados na Quarta Chamada

    A COPEVE divulga o Resultado das Análises de Exigências do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) dos Convocados na Quarta Chamada do Processo Seletivo do Ensino Técnico 2022. A consulta aos pareceres das Bancas de Verificação está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Eventuais recursos contra indeferimentos deverão ser registrados via Sistema Eletrônico da COPEVE até as 23h59 do dia 13 de abril de 2022, impreterivelmente. O acesso à tela de Registro de Recurso está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato até a referida data limite. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados. Caso algum documento tenha sido recusado, o candidato deverá se atentar ao motivo e enviar um novo documento que cumpra os requisitos.

    O resultado das análises dos recursos será divulgado no dia 19 de abril de 2022 (após as 20h00).

    O prazo para efetuar a Pré-matrícula on-line encerrará no dia 18/04/2022 às 23h59 (CLIQUE AQUI para acessar as Orientações e Cronograma)

    O resultado da Pré-matrícula será divulgado no dia 19 de abril de 2022 (após as 20h00).

  • 05/04/2022

    Divulgada a Quarta Chamada

    ATENÇÃO:

    LEIA TODO O CONTEÚDO DESTA NOTÍCIA E OS ARQUIVOS A ELA VINCULADOS

    A COPEVE Divulga a Lista de CONVOCADOS DA QUARTA CHAMADA do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022 (CLIQUE AQUI para acessar a Lista de Convocados da Quarta Chamada).

    1) AOS CANDIDATOS DA AMPLA CONCORRÊNCIA (AC) CONVOCADOS EM 4ª CHAMADA:

    Todos os Candidatos da Ampla Concorrência (AC) que foram “CONVOCADOS EM 4ª CHAMADA” deverão, obrigatoriamente, participar da etapa de Pré-matrícula on-line e Matrícula Presencial (CLIQUE AQUI para acessar as Orientações e Cronograma).

    Além disso, é obrigatória a leitura do Edital (CLIQUE AQUI para acessar o Edital).


    2) AOS CANDIDATOS DO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS (SRV) CONVOCADOS EM 4ª CHAMADA:

    Todos os candidatos do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) que foram “CONVOCADOS EM 4ª CHAMADA” deverão, obrigatoriamente, participar da Etapa de Comprovação de Exigências do SRV e devem se atentar às Orientações e ao Cronograma (CLIQUE AQUI para acessar as Orientações e Cronograma). Atenção! Os Candidatos do SRV cuja modalidade contenha o critério Cor/Etnia e/ou Deficiência deverão, além de submeter os documentos do SRV, passar pela entrevista telepresencial (CLIQUE AQUI para acessar o Cronograma).

    Somente poderá e deverá participar da etapa de Pré-matrícula on-line o candidato que tiver submetido os documentos da etapa de Comprovação de Exigências do SRV.

    Além disso, é obrigatória a leitura do Edital (CLIQUE AQUI para acessar o Edital).


    3) AOS CANDIDATOS DA LISTA DE ESPERA:

    Os candidatos que manifestaram interesse em permanecerem na Lista de Espera no prazo determinado (até às 23h59 de 03 de março de 2022) e não foram convocados nesta chamada DEVERÃO continuar acompanhando esta página da COPEVE para o caso de eventuais Chamadas Subsequentes.

    A COPEVE disponibiliza também a Lista de Espera atualizada (CLIQUE AQUI para acessar a Lista de Espera Atualizada).

  • 05/04/2022

    Divulgado o Resultado Final da Pré-matrícula (on-line) dos candidatos convocados na Terceira Chamada

    A COPEVE divulga o Resultado Final da Pré-matrícula (on-line) dos Convocados na Terceira Chamada. A consulta ao parecer está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Aos Candidatos com Pré-matrícula (on-line) DEFERIDA:

    Em breve, os candidatos deferidos na Pré-matrícula on-line receberão por e-mail (atenção à caixa de entrada e de spam/lixoeletrônico) todas as informações necessárias, tais como número de matrícula, início das aulas e jornada acadêmica no curso. A entrega presencial dos documentos de matrícula ocorrerá após o início das aulas (ainda não há data definida).

    Quarta Chamada:

    A Quarta Chamada será divulgada no dia 05 de abril de 2022, a partir das 20h00, na qual serão divulgadas as informações/orientações necessárias, datas e prazos a serem cumpridos.

  • 02/04/2022

    Divulgado Resultado Final das Análises de Exigências do SRV e Resultado da Pré-matrícula (on-line) dos candidatos convocados na Terceira Chamada

    A COPEVE divulga o Resultado Final das Análises de Exigências do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) dos Convocados na Terceira Chamada do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022.1. A consulta aos pareceres das Bancas de Verificação está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Não é mais cabível recurso contra o resultado do SRV. Aquele candidato que tiver sido INDEFERIDO (inapto) perderá a vaga, assim como será invalidada a sua Pré-matrícula (on-line), pelo que não terá acesso ao resultado da Pré-matrícula (on-line). Caso o candidato indeferido conste como Excedente na fila de Ampla Concorrência, ainda poderá ser convocado na fila de Ampla Concorência.

    A COPEVE divulga o Resultado da Pré-matrícula (on-line) dos Convocados na Terceira Chamada. A consulta ao parecer está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Eventuais recursos contra indeferimentos deverão ser registrados via Sistema Eletrônico da COPEVE até as 23h59 do dia 04 de abril de 2022, impreterivelmente. O acesso à tela de Registro de Recurso está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato até a referida data limite. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados. Caso algum documento tenha sido recusado, o candidato deverá se atentar ao motivo e enviar um novo documento que cumpra os requisitos.

    O resultado das análises dos recursos será divulgado no dia 05 de abril de 2022, após as 20h00.


    Aos Candidatos com Pré-matrícula (on-line) deferida:

    Após o Resultado Final da Pré-matrícula on-line, os candidatos deferidos na Pré-matrícula on-line receberão por e-mail (atenção à caixa de entrada e de spam/lixoeletrônico) todas as informações necessárias, tais como número de matrícula, início das aulas e jornada acadêmica no curso. A entrega presencial dos documentos de matrícula ocorrerá após o início das aulas (ainda não há data definida).

  • Março 2022
  • 29/03/2022

    Divulgado o Resultado das Análises de Exigências do Sistema de Reserva de Vagas dos Convocados na Terceira Chamada

    A COPEVE divulga o Resultado das Análises de Exigências do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) dos Convocados na Terceira Chamada do Processo Seletivo do Ensino Técnico 2022. A consulta aos pareceres das Bancas de Verificação está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Eventuais recursos contra indeferimentos deverão ser registrados via Sistema Eletrônico da COPEVE até as 23h59 do dia 30 de março de 2022, impreterivelmente. O acesso à tela de Registro de Recurso está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato até a referida data limite. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados. Caso algum documento tenha sido recusado, o candidato deverá se atentar ao motivo e enviar um novo documento que cumpra os requisitos.

    O resultado das análises dos recursos será divulgado no dia 01 de abril de 2022 (após as 20h00).

    O prazo para efetuar a Pré-matrícula on-line encerrará no dia 31/03/2022 às 23h59 (CLIQUE AQUI para acessar as Orientações e Cronograma)

    O resultado da Pré-matrícula será divulgado no dia 01 de abril de 2022 (após as 20h00).

  • 22/03/2022

    Divulgada a Terceira Chamada

    ATENÇÃO:

    LEIA TODO O CONTEÚDO DESTA NOTÍCIA E OS ARQUIVOS A ELA VINCULADOS

    A COPEVE Divulga a Lista de CONVOCADOS DA TERCEIRA CHAMADA do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022 (CLIQUE AQUI para acessar a Lista de Convocados da Terdeira Chamada).

    1) AOS CANDIDATOS DA AMPLA CONCORRÊNCIA (AC) CONVOCADOS EM 3ª CHAMADA:

    Todos os Candidatos da Ampla Concorrência (AC) que foram “CONVOCADOS EM 3ª CHAMADA” deverão, obrigatoriamente, participar da etapa de Pré-matrícula on-line e Matrícula Presencial (CLIQUE AQUI para acessar as Orientações e Cronograma).

    Além disso, é obrigatória a leitura do Edital (CLIQUE AQUI para acessar o Edital).


    2) AOS CANDIDATOS DO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS (SRV) CONVOCADOS EM 3ª CHAMADA:

    Todos os candidatos do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) que foram “CONVOCADOS EM 3ª CHAMADA” deverão, obrigatoriamente, participar da Etapa de Comprovação de Exigências do SRV e devem se atentar às Orientações e ao Cronograma (CLIQUE AQUI para acessar as Orientações e Cronograma). Atenção! Os Candidatos do SRV cuja modalidade contenha o critério Cor/Etnia e/ou Deficiência deverão, além de submeter os documentos do SRV, passar pela entrevista telepresencial (CLIQUE AQUI para acessar o Cronograma).

    Somente poderá e deverá participar da etapa de Pré-matrícula on-line o candidato que tiver submetido os documentos da etapa de Comprovação de Exigências do SRV.

    Além disso, é obrigatória a leitura do Edital (CLIQUE AQUI para acessar o Edital).


    3) AOS CANDIDATOS DA LISTA DE ESPERA:

    Os candidatos que manifestaram interesse em permanecerem na Lista de Espera no prazo determinado (até às 23h59 de 03 de março de 2022) e não foram convocados nesta chamada DEVERÃO continuar acompanhando esta página da COPEVE para o caso de eventuais Chamadas Subsequentes.

    A COPEVE disponibiliza também a Lista de Espera atualizada (CLIQUE AQUI para acessar a Lista de Espera Atualizada).

  • 21/03/2022

    Divulgado o Resultado Final da Pré-matrícula (on-line) dos candidatos convocados na Segunda Chamada

    A COPEVE divulga o Resultado Final da Pré-matrícula (on-line) dos Convocados na Segunda Chamada. A consulta ao parecer está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Aos Candidatos com Pré-matrícula (on-line) DEFERIDA:

    Em breve, os candidatos deferidos na Pré-matrícula on-line receberão por e-mail (atenção à caixa de entrada e de spam/lixoeletrônico) todas as informações necessárias, tais como número de matrícula, início das aulas e jornada acadêmica no curso. A entrega presencial dos documentos de matrícula ocorrerá após o início das aulas (ainda não há data definida).

    Terceira Chamada:

    A Terceira Chamada será divulgada no dia 22 de março de 2022, a partir das 20h00, na qual serão divulgadas as informações/orientações necessárias, datas e prazos a serem cumpridos.

  • 17/03/2022

    Divulgado Resultado Final das Análises de Exigências do SRV e Resultado da Pré-matrícula (on-line) dos candidatos convocados na Segunda Chamada

    A COPEVE divulga o Resultado Final das Análises de Exigências do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) dos Convocados na Segunda Chamada do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022.1. A consulta aos pareceres das Bancas de Verificação está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Não é mais cabível recurso contra o resultado do SRV. Aquele candidato que tiver sido INDEFERIDO (inapto) perderá a vaga, assim como será invalidada a sua Pré-matrícula (on-line), pelo que não terá acesso ao resultado da Pré-matrícula (on-line). Caso o candidato indeferido conste como Excedente na fila de Ampla Concorrência, ainda poderá ser convocado na fila de Ampla Concorência.

    A COPEVE divulga o Resultado da Pré-matrícula (on-line) dos Convocados na Segunda Chamada. A consulta ao parecer está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Eventuais recursos contra indeferimentos deverão ser registrados via Sistema Eletrônico da COPEVE até as 23h59 do dia 18 de março de 2022, impreterivelmente. O acesso à tela de Registro de Recurso está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato até a referida data limite. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados. Caso algum documento tenha sido recusado, o candidato deverá se atentar ao motivo e enviar um novo documento que cumpra os requisitos.

    O resultado das análises dos recursos será divulgado no dia 21 de março de 2022, após as 20h00.


    Aos Candidatos com Pré-matrícula (on-line) deferida:

    Após o Resultado Final da Pré-matrícula on-line, os candidatos deferidos na Pré-matrícula on-line receberão por e-mail (atenção à caixa de entrada e de spam/lixoeletrônico) todas as informações necessárias, tais como número de matrícula, início das aulas e jornada acadêmica no curso. A entrega presencial dos documentos de matrícula ocorrerá após o início das aulas (ainda não há data definida).

  • 14/03/2022

    Divulgado o Resultado das Análises de Exigências do Sistema de Reserva de Vagas dos Convocados na Segunda Chamada

    A COPEVE divulga o Resultado das Análises de Exigências do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) dos Convocados na Segunda Chamada do Processo Seletivo do Ensino Técnico 2022. A consulta aos pareceres das Bancas de Verificação está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Eventuais recursos contra indeferimentos deverão ser registrados via Sistema Eletrônico da COPEVE até as 23h59 do dia 15 de março de 2022, impreterivelmente. O acesso à tela de Registro de Recurso está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato até a referida data limite. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados. Caso algum documento tenha sido recusado, o candidato deverá se atentar ao motivo e enviar um novo documento que cumpra os requisitos.

    O resultado das análises dos recursos será divulgado no dia 17 de março de 2022 (após as 20h00).

    O prazo para efetuar a Pré-matrícula on-line encerrará no dia 16/03/2022 às 23h59 (CLIQUE AQUI para acessar as Orientações e Cronograma)

    O resultado da Pré-matrícula será divulgado no dia 17 de março de 2022 (após as 20h00).

  • 04/03/2022

    Divulgada a Segunda Chamada

    ATENÇÃO:

    LEIA TODO O CONTEÚDO DESTA NOTÍCIA E OS ARQUIVOS A ELA VINCULADOS

    A COPEVE Divulga a Lista de CONVOCADOS DA SEGUNDA CHAMADA do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022 (CLIQUE AQUI para acessar a Lista de Convocados da Segunda Chamada).

    1) AOS CANDIDATOS DA AMPLA CONCORRÊNCIA (AC) CONVOCADOS EM 2ª CHAMADA:

    Todos os Candidatos da Ampla Concorrência (AC) que foram “CONVOCADOS EM 2ª CHAMADA” deverão, obrigatoriamente, participar da etapa de Pré-matrícula on-line e Matrícula Presencial (CLIQUE AQUI para acessar as Orientações e Cronograma).

    Além disso, é obrigatória a leitura do Edital (CLIQUE AQUI para acessar o Edital).


    2) AOS CANDIDATOS DO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS (SRV) CONVOCADOS EM 2ª CHAMADA:

    Todos os candidatos do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) que foram “CONVOCADOS EM 2ª CHAMADA” deverão, obrigatoriamente, participar da Etapa de Comprovação de Exigências do SRV e devem se atentar às Orientações e ao Cronograma (CLIQUE AQUI para acessar as Orientações e Cronograma). Atenção! Os Candidatos do SRV cuja modalidade contenha o critério Cor/Etnia e/ou Deficiência deverão, além de submeter os documentos do SRV, passar pela entrevista telepresencial (CLIQUE AQUI para acessar o Cronograma).

    Somente poderá e deverá participar da etapa de Pré-matrícula on-line o candidato que tiver submetido os documentos da etapa de Comprovação de Exigências do SRV.

    Além disso, é obrigatória a leitura do Edital (CLIQUE AQUI para acessar o Edital).


    3) AOS CANDIDATOS DA LISTA DE ESPERA:

    Os candidatos que manifestaram interesse em permanecerem na Lista de Espera no prazo determinado (até às 23h59 de 03 de março de 2022) e não foram convocados nesta chamada DEVERÃO continuar acompanhando esta página da COPEVE para o caso de eventuais Chamadas Subsequentes.

    A COPEVE disponibiliza também a Lista de Espera atualizada (CLIQUE AQUI para acessar a Lista de Espera Atualizada).

  • 03/03/2022

    Divulgado o Resultado Final da Pré-matrícula (on-line) dos candidatos convocados na Primeira Chamada

    A COPEVE divulga o Resultado Final da Pré-matrícula (on-line) dos Convocados na Primeira Chamada. A consulta ao parecer está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Aos Candidatos com Pré-matrícula (on-line) DEFERIDA:

    Em breve, os candidatos deferidos na Pré-matrícula on-line receberão por e-mail (atenção à caixa de entrada e de spam/lixoeletrônico) todas as informações necessárias, tais como número de matrícula, início das aulas e jornada acadêmica no curso. A entrega presencial dos documentos de matrícula ocorrerá após o início das aulas (ainda não há data definida).

    Aos Candidatos Excedentes:

    Conforme Seção 16 do Edital, candidatos que constam no Resultado Final como “EXCEDENTES” - tanto da Ampla Concorrência (AC) como do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) - e que desejarem constar na LISTA DE ESPERA para eventuais chamadas subsequentes do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022 DEVERÃO MANIFESTAR SEU INTERESSE até às 23h59 do dia de HOJE, 03 de março de 2022, sob pena de serem formalmente considerados DESISTENTES para todos os fins e não serem convocados em nenhuma eventual chamada posterior do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022 (clique aqui para acessar a página de acompanhamento de inscrição e manifestar o interesse).

    Segunda Chamada:

    A Segunda Chamada será divulgada no dia 04 de março de 2022, a partir das 20h00, na qual serão divulgadas as informações/orientações necessárias, datas e prazos a serem cumpridos.

  • Fevereiro 2022
  • 24/02/2022

    Divulgado Resultado Final das Análises de Exigências do SRV e Resultado da Pré-matrícula (on-line) dos candidatos convocados na Primeira Chamada

    A COPEVE divulga o Resultado Final das Análises de Exigências do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) dos Convocados na Primeira Chamada do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022.1. A consulta aos pareceres das Bancas de Verificação está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Não é mais cabível recurso contra o resultado do SRV. O candidato que tiver sido INDEFERIDO (inapto) no SRV, que constar como Excedente na fila de Ampla Concorrência e que desejar constar na LISTA DE ESPERA para eventuais chamadas subsequentes do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022 DEVERÁ MANIFESTAR SEU INTERESSE até às 23h59 do dia 03 de março de 2022, impreterivelmente, sob pena de ser formalmente considerado DESISTENTE para todos os fins e não será convocado em nenhuma eventual chamada posterior deste Processo Seletivo. Para manifestar o referido interesse, basta acessar a Área do Candidato (em “Acompanhar Inscrição”). O candidato que tiver sido INDEFERIDO (inapto) no SRV, que constar como aprovado na Primeira Chamada da fila de Ampla Concorrência, será matriculado na vaga de Ampla Concorrência, se tiver submetido os documentos de Pré-matrícula on-line e for DEFERIDO.

    A COPEVE divulga o Resultado da Pré-matrícula (on-line) dos Convocados na Primeira Chamada. A consulta ao parecer está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Eventuais recursos contra indeferimentos deverão ser registrados via Sistema Eletrônico da COPEVE até as 23h59 do dia 25 de fevereiro de 2022, impreterivelmente. O acesso à tela de Registro de Recurso está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato até a referida data limite. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados. Caso algum documento tenha sido recusado, o candidato deverá se atentar ao motivo e enviar um novo documento que cumpra os requisitos.

    O resultado das análises dos recursos será divulgado no dia 03 de março de 2022, após as 20h00.


    Aos Candidatos com Pré-matrícula (on-line) deferida:

    Após o Resultado Final da Pré-matrícula on-line, os candidatos deferidos na Pré-matrícula on-line receberão por e-mail (atenção à caixa de entrada e de spam/lixoeletrônico) todas as informações necessárias, tais como número de matrícula, início das aulas e jornada acadêmica no curso. A entrega presencial dos documentos de matrícula ocorrerá após o início das aulas (ainda não há data definida).

  • 21/02/2022

    Divulgado o Resultado das Análises de Exigências do Sistema de Reserva de Vagas dos Convocados na Primeira Chamada

    A COPEVE divulga o Resultado das Análises de Exigências do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) dos Convocados na Primeira Chamada do Processo Seletivo do Ensino Técnico 2022. A consulta aos pareceres das Bancas de Verificação está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Eventuais recursos contra indeferimentos deverão ser registrados via Sistema Eletrônico da COPEVE até as 23h59 do dia 22 de fevereiro de 2022, impreterivelmente. O acesso à tela de Registro de Recurso está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato até a referida data limite. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados. Caso algum documento tenha sido recusado, o candidato deverá se atentar ao motivo e enviar um novo documento que cumpra os requisitos.

    O resultado das análises dos recursos será divulgado no dia 24 de fevereiro de 2022 (após as 20h00).

    O prazo para efetuar a Pré-matrícula on-line encerrará no dia 22/02/2022 às 23h59 (CLIQUE AQUI para acessar as Orientações e Cronograma)

    O resultado da Pré-matrícula será divulgado no dia 24 de fevereiro de 2022 (após as 20h00).

  • 09/02/2022

    Divulgado o Resultado Final e a Primeira Chamada

    ATENÇÃO:

    LEIA TODO O CONTEÚDO DESTA NOTÍCIA E OS ARQUIVOS A ELA VINCULADOS

    A COPEVE informa que está disponível o parecer da análise do recurso interposto contra o Resultado Preliminar, que poderá ser consultado na página de acompanhamento individual da inscrição (CLIQUE AQUI).

    O Resultado Final do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022 foi divulgado (CLIQUE AQUI para acessar o Resultado Final).

    A Lista de CONVOCADOS DA PRIMEIRA CHAMADA do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022 foi divulgada (CLIQUE AQUI para acessar a Primeira Chamada).

    1) AOS CANDIDATOS DA AMPLA CONCORRÊNCIA (AC) CONVOCADOS EM 1ª CHAMADA:

    Os Candidatos da Ampla Concorrência (AC) que foram “CONVOCADOS EM 1ª CHAMADA” deverão, obrigatoriamente, participar da etapa de Pré-matrícula on-line e Matrícula Presencial (CLIQUE AQUI para acessar as Orientações e Cronograma).

    Além disso, é obrigatória a leitura do Edital (CLIQUE AQUI para acessar o Edital).


    2) AOS CANDIDATOS DO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS (SRV) CONVOCADOS EM 1ª CHAMADA:

    Os candidatos do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) que foram “CONVOCADOS EM 1ª CHAMADA” deverão, obrigatoriamente, participar da Etapa de Comprovação de Exigências do SRV e devem se atentar às Orientações e ao Cronograma.

    Somente poderá e deverá participar da etapa de Pré-matrícula on-line o candidato que tiver submetido os documentos da etapa de Comprovação de Exigências do SRV (CLIQUE AQUI para acessar as Orientações e Cronograma).

    Além disso, é obrigatória a leitura do Edital (CLIQUE AQUI para acessar o Edital).


    3) AOS CANDIDATOS NÃO CONVOCADOS EM 1ª CHAMADA (EXCEDENTES):

    Conforme Seção 16 do Edital, os candidatos que constam no Resultado Final como “EXCEDENTES” - tanto da Ampla Concorrência (AC) como do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) - e que desejarem constar na LISTA DE ESPERA para eventuais chamadas subsequentes do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022 DEVERÃO MANIFESTAR SEU INTERESSE até às 23h59 do dia 03 de março de 2022, impreterivelmente, sob pena de serem formalmente considerados DESISTENTES para todos os fins e não serem convocados em nenhuma eventual chamada posterior do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022 (CLIQUE AQUI aqui para acessar as Orientações).

    Além disso, é obrigatória a leitura do Edital (CLIQUE AQUI para acessar o Edital).

  • 07/02/2022

    Divulgado o Resultado Preliminar

    A COPEVE divulga o RESULTADO PRELIMINAR do Processo Seletivo Ensino Técnico de 2022. O Resultado Preliminar NÃO confere expectativa de direito à matrícula e está sujeito a alterações por motivo de recursos previstos no Edital. Somente o Resultado Final conferirá expectativa de direito ao candidato a efetuar a sua matrícula no CEFET-MG.

    Clique aqui para consultar o Resultado Preliminar por Curso

    Caberá recurso contra o Resultado Preliminar, até às 23h59 do dia 08 de fevereiro de 2022. O recurso deverá ser protocolado (registrado) pelo interessado, DIRETAMENTE e EXCLUSIVAMENTE, no Sistema Eletrônico da COPEVE|CEFET-MG por meio de opção disponível na ÁREA DO CANDIDATO (em “Acompanhar Inscrição”). Não serão aceitos recursos coletivos e serão rejeitados, liminarmente, os recursos que não estiverem devidamente fundamentados. Não serão aceitos recursos interpostos fora do prazo ou por e-mail.

    O resultado da análise dos recursos contra o Resultado Preliminar será divulgado no dia 09 de fevereiro de 2022, após as 20h00, assim como o Resultado Final.

  • 03/02/2022

    Divulgadas as Notas Apuradas

    A COPEVE divulga as notas apuradas dos candidatos do Processo Seletivo Ensino Técnico 2022. As notas apuradas estão disponíveis exclusivamente na Área do Candidato na página de acompanhamento de inscrição (CLIQUE AQUI).

    O candidato eliminado por ter incidido em alguma das situações listadas no item 12.1 do Edital NÃO terá suas notas divulgadas, excetuando-se os casos previstos nas alíneas “a” e “b” do referido item.

    Caberá recurso contra a apuração de notas, bem como contra a eventual aplicação de penalidade (eliminação), até às 23h59 do dia 04 de fevereiro de 2022. O recurso deverá ser protocolado (registrado) pelo interessado, DIRETAMENTE e EXCLUSIVAMENTE, no Sistema Eletrônico da COPEVE|CEFET-MG por meio de opção disponível na ÁREA DO CANDIDATO (em “Acompanhar Inscrição”). Não serão aceitos recursos coletivos e serão rejeitados, liminarmente, os recursos que não estiverem devidamente fundamentados. Não serão aceitos recursos interpostos fora do prazo ou por e-mail.

    O Resultado Preliminar será divulgado no dia 07 de fevereiro de 2022, após as 20h00.

  • Janeiro 2022
  • 31/01/2022

    Informações sobre o processo de validação da Identificação Especial

    Aos candidatos que passaram pelo procedimento de Identificação Especial no dia do exame (23/01/2022), a COPEVE informa que, até o presente momento, não será necessário o procedimento de validação. Caso verificada a necessidade, o candidato será convocado em momento oportuno nesta página de notícias do processo seletivo.

    Além disso, a COPEVE informa que todos os candidatos submetidos ao procedimento de Identificação Especial deverão providenciar o documento oficial de identidade atualizado, pois poderá a qualquer momento ser convocado para a validação e, ademais, se aprovado dentro das vagas ofertadas, obrigatoriamente, deverá apresentar o referido documento atualizado no ato da matrícula (Pré-matrícula on-line e Matrícula Presencial), conforme disposto no item 3.4.2.4 do Edital.

  • 27/01/2022

    Divulgado o Gabarito final e o Resultado dos recursos contra questões de provas (e/ou seu gabarito)

    A COPEVE divulga o resultado dos recursos contra questões (e/ou seu gabarito). A consulta ao parecer está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Não houve anulação de questões e o gabarito preliminar não foi alterado.


    As notas apuradas serão divulgadas no dia 03 de fevereiro de 2022, após as 20 horas.

  • 24/01/2022

    Divulgado o Caderno de Provas e o Gabarito Preliminar do Processo Seletivo EPTNM 2022

    A COPEVE divulga o Caderno de Provas do Processo Seletivo para o Ensino Técnico 2022 e o Gabarito Preliminar:


    Caberá recurso contra as questões de provas (e/ou seu gabarito) até às 23h59 do dia 25 de janeiro de 2022.

    O recurso deverá ser apresentado em arquivos separados para cada questão recorrido, com identificação do número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada pelo CEFET-MG, com argumentação lógica e consistente, bem como a indicação clara da bibliografia pesquisada pelo candidato referente a cada questão.

    O recurso deverá ser protocolado (registrado) pelo interessado, DIRETAMENTE e EXCLUSIVAMENTE, no Sistema Eletrônico da COPEVE|CEFET-MG por meio de opção disponível na ÁREA DO CANDIDATO (em “Acompanhar Inscrição”). Não serão aceitos recursos coletivos e serão rejeitados, liminarmente, os recursos que não estiverem devidamente fundamentados. Não serão aceitos recursos interpostos fora do prazo ou por e-mail.

  • 22/01/2022

    ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS

    As provas serão realizadas observando os protocolos de biossegurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias competentes (OMS, Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipais de Saúde).

    O cumprimento das regras de biossegurança divulgadas pela COPEVE é obrigatório por parte de todos envolvidos no processo seletivo. [Protocolo de Biossegurança e Comportamento Sanitário]

    O desrespeito aos protocolos de biossegurança por parte dos candidatos impedirá a continuidade da prova e acarretará em sua desclassificação.

    Quem tiver testado POSITIVO para Coronavírus (COVID-19) do dia 13/01/2022 em diante NÃO deve realizar a prova do dia 23/01, mantendo-se em isolamento de 10 (dez) dias. Entretanto, poderá realizar a prova se tiver sido submetido às avaliações do 7o. dia ou do 5o. dia para suspensão do isolamento, a partir de sua data de diagnóstico, conforme o Guia de Vigilância Epidemiológica COVID-19 do Ministério da Saúde (pág. 41 e 42), sendo que:

    • O isolamento respiratório domiciliar poderá ser suspenso no 7º dia completo do início dos sintomas se estiver afebril sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e com remissão dos sintomas respiratórios, sem a necessidade de realizar teste RT-PCR ou TR-Ag. Nesse caso, devem ser mantidas as medidas adicionais até o 10º dia completo do início dos sintomas, descritas no Quadro 2.
    • Caso o indivíduo tenha acesso à testagem, o isolamento respiratório domiciliar poderá ser suspenso no 5º dia completo do início dos sintomas, desde que permaneça afebril sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e com remissão dos sintomas respiratórios e com resultado não detectado para RT- PCR ou não reagente para Teste Rápido de Antígeno (TR-Ag) realizado no 5º dia completo do início dos sintomas. Nesse caso, devem ser mantidas as medidas adicionais de proteção até o 10º dia completo do início dos sintomas.

    Não haverá prova substitutiva. Nesses casos, poderá ser solicitado o reembolso do valor pago pelo candidato com inscrição homologada.

    O mencionado reembolso deverá ser solicitado (no máximo, até 25/02/2022) pelo e-mail copeve@cefetmg.br, anexando documento emitido entre os dias 13/01/2022 até 23/01/2022 que comprove que o próprio candidato teve resultado positivo para COVID-19, nesse período. Resultado positivo fora desse período não será aceito para efeito de reembolso.

    Candidatos que não estejam obrigados ao isolamento de COVID-19 em função das normas emitidas pelo Ministério da Saúde podem realizar a prova do dia 23/01/2022. A COPEVE está preparada para assegurar todos os protocolos sanitários, então, fique tranquilo e foque na prova

  • 17/01/2022

    Disponibilizado o Comprovante Definitivo de Inscrição

    A COPEVE informa que está disponível a consulta ao Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI). No CDI, o candidato poderá conferir o local de prova, o prédio, a sala e o horário de chegada no dia do exame (23/01/2022 - domingo). Para consultar e imprimir o CDI para apresentá-lo no dia do exame acesse a página de acompanhamento da inscrição (CLIQUE AQUI).

    O candidato terá até às 18h00 do dia 18 de janeiro de 2022 para informar à COPEVE, via e-mail (copeve@cefetmg.br), a existência de alguma informação incorreta no CDI. No campo ASSUNTO da mensagem, colocar o seguinte texto (sem aspas): “PS EPTNM 2022 – CDI incorreto – nome do candidato – número de inscrição”. Caso não sejam verificadas informações incorretas no CDI, não é necessário envio de mensagem de e-mail acerca do CDI. A COPEVE promoverá as eventuais correções que, justificadamente, forem necessárias e disponibilizará, a partir de 20 de janeiro de 2022 (após as 20h00), novo CDI para (re)impressão pelo candidato interessado.

    Neste momento do Processo Seletivo, NÃO são passíveis de correção as escolhas/opções feitas pelo candidato no ato de sua inscrição e/ou quaisquer outras que impliquem a alteração das condições e do local de prova em que irá concorrer, exceto em casos de erro interno por parte da COPEVE efetivamente demonstrado pelo candidato e confirmado pelo CEFET-MG.

    Especificamente e APENAS aos candidatos de Belo Horizonte que farão prova no UNIBH - Campus Estoril, recomenda-se que atentem ao Mapa do UNIBH - Campus Estoril para encontrar o seu prédio nesse local de prova. Destacamos que esses candidatos deverão entrar EXCLUSIVAMENTE pela portaria da Av. Professor Mário Werneck.

  • Dezembro 2021
  • 31/12/2021

    Divulgado o Protocolo de Biossegurança e Comportamento Sanitário

    A COPEVE, em atendimento ao item 24.5 e subitens 24.5.1 e 24.5.2 do Edital 115/2021, divulga o Protocolo de Biossegurança e Comportamento Sanitário a ser seguido por todos os candidatos no Dia do Exame, em 23/01/2022.

  • 20/12/2021

    Divulgada a Homologação das Inscrições

    A COPEVE informa que está disponível o Resultado da Homologação das Inscrições. O Resultado poderá ser consultado na página de acompanhamento da inscrição (CLIQUE AQUI).

    Os candidatos que tiveram a Inscrição homologada, deverão acessar o sistema novamente após as 20h do dia 17 de janeiro de 2022, para emitir o Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), no qual constarão o LOCAL, PRÉDIO e SALA de realização da prova pelo candidato.

  • 20/12/2021

    Divulgado o resultado final da confirmação do pagamento da Taxa de Inscrição

    A COPEVE divulga o resultado final da confirmação do pagamento da Taxa de Inscrição. A consulta ao parecer está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).
  • 17/12/2021

    Oferta de vagas canceladas para cursos com baixo número de inscritos

    A COPEVE, de acordo com os itens 23.8 e 23.8.1 do Edital nº 115/2021, informa que devido ao número de inscritos ter sido menor que o número de vagas, a oferta de vagas para os seguintes cursos/formas de ingresso foi CANCELADA:

    • Araxá – Edificações / Concomitância Externa e Subsequente
    • Araxá – Eletrônica / Concomitância Externa e Subsequente
    • Araxá – Mecânica / Concomitância Externa e Subsequente
    • Belo Horizonte - Hospedagem / Concomitância Externa e Subsequente
    • Leopoldina – Mecânica / Concomitância Externa e Subsequente
    • Nepomuceno – Mecatrônica / Concomitância Externa e Subsequente
    • Nepomuceno – Eletrotécnica / Concomitância Externa e Subsequente
    • Varginha – Mecatrônica / Subsequente

    Obs.: Divinópolis – Eletromecânica / Concomitância Externa e Subsequente foi cancelada somente a Oferta 2022/2 (2º semestre) e mantida a Oferta 2022/1 (1º semestre).

    São estes os itens referenciados:

    23.8 O CEFET-MG reserva a si o direito de cancelar o Processo Seletivo para os cursos/formas de ingresso em que o número de inscritos for menor que o número de vagas (Relação Candidato/Vaga insuficiente). Em tal hipótese, o candidato terá direito a receber o valor pago na inscrição ou optar pelo aproveitamento da inscrição em outro curso/forma de ingresso, em ambos os casos, devendo atentar para o prazo-limite de manifestação de sua escolha determinado pela COPEVE, quando da publicação/comunicação da ocorrência do cancelamento.

    23.8.1 O prazo para manifestação do candidato mencionado no item 23.8 não será inferior a 24 (vinte e quatro) horas.

    Diante disso, os candidatos devidamente inscritos para os referidos cursos (exceto Divinópolis – Eletromecânica / Concomitância Externa e Subsequente) deverão, se:

    • Isentos da Taxa de Inscrição - optar pelo cancelamento da sua inscrição ou optar pelo aproveitamento da sua inscrição em outro curso/forma de ingresso, cuja oferta não tenha sido cancelada, disponíveis no Anexo I – Quadro de Vagas do Edital (págs. 45 a 50);
    • Não isentos da Taxa de Inscrição e somente cujo pagamento foi confirmado na página de acompanhamento de inscrição- optar pelo cancelamento da sua inscrição com o respectivo recebimento/reembolso do valor pago ou optar pelo aproveitamento da sua inscrição em outro curso/forma de ingresso, cuja oferta não tenha sido cancelada, disponíveis no Anexo I – Quadro de Vagas do Edital (págs. 45 a 50).

    A opção escolhida deverá constar em formulário próprio (clique aqui para fazer o download o formulário) que será enviado pela COPEVE ao e-mail cadastrado no momento da inscrição pelos candidatos aos cursos cancelados acima listados, devidamente preenchido (letra legível) e assinado pelo candidato (se for maior de idade) ou pelo candidato e seu responsável legal (se for menor de idade).

    Assim, basta imprimir o formulário, preenchê-lo, assiná-lo, digitalizá-lo e enviá-lo para o endereço eletrônico: copeve@cefetmg.br com o assunto “Cancelamento Oferta de Curso P.S. EPTNM 2022”

    Os candidatos terão até às 14h00 do dia 20/12/2021 (segunda-feira), impreterivelmente, para enviarem o e-mail na forma descrita acima, sendo certo que o não envio e o envio fora do prazo, bem como formulário preenchido indevidamente implicarão no cancelamento automático da inscrição e, em caso de não terem sido isentos da Taxa de Inscrição, haverá a devolução da quantia paga, desde que informem à COPEVE a respectiva conta bancária para depósito, devendo o requerimento ser feito até o dia 01/06/2022.

  • 16/12/2021

    Divulgado o resultado da confirmação do pagamento da Taxa de Inscrição

    A COPEVE divulga o Resultado da confirmação do pagamento da Taxa de Inscrição. O resultado está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    O candidato cujo pagamento tiver sido confirmado terá sua inscrição Homologada, não sendo necessário nenhum outro procedimento relativo ao pagamento da Taxa de Inscrição.

    Caberá recurso contra o resultado da confirmação do pagamento da Taxa de Inscrição até às 23h59 do dia 17 de dezembro de 2021. O recurso deverá ser protocolado (registrado) pelo interessado, DIRETAMENTE, no Sistema Eletrônico da COPEVE|CEFET-MG por meio de opção de Registro de Recurso disponível na ÁREA DO CANDIDATO (em “Acompanhar Inscrição”) até a referida data limite. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados.

    O resultado das análises dos recursos será divulgado no dia 20 de dezembro de 2021, após as 20h00.

  • 15/12/2021

    Divulgado o Resultado Final das Solicitações de Condições Especiais

    A COPEVE divulga o Resultado Final das Solicitações de Condições Especiais. A consulta ao parecer está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato ( Clique aqui para acessar).

  • 10/12/2021

    Divulgado o resultado das Solicitações de Condições Especiais

    A COPEVE divulga o Resultado das Solicitações de Condições Especiais. A consulta ao parecer está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar). Em caso de deferimento, o candidato pode verificar quais recursos foram concedidos. Em caso de Indeferimento, o candidato pode verificar o motivo do indeferimento da solicitação.

    Eventuais recursos contra indeferimentos deverão ser registrados via Sistema Eletrônico da COPEVE até as 23h59 do dia 13 de dezembro de 2021, impreterivelmente. O acesso à tela de Registro de Recurso está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato até a referida data limite. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados. Caso algum documento tenha sido recusado, o candidato deverá se atentar ao motivo e enviar um novo documento que cumpra os requisitos.

    O resultado das análises dos recursos será divulgado no dia 15 de dezembro de 2021, após as 20h00.

  • 06/12/2021

    Emissão de boletos normalizada

    A Comissão de Processos Seletivos (Copeve) informa que o sistema responsável pela emissão dos boletos foi restabelecido e a geração de novos boletos está funcionando.

    Conforme previsto no edital, os candidatos têm até o dia 07 de dezembro para quitar o boleto.

  • 03/12/2021

    Emissão de boletos indisponível

    A Comissão de Processos Seletivos (Copeve) informa que o sistema responsável pela emissão dos boletos apresentou falha e uma equipe responsável já trabalha na correção do problema. A previsão é que ainda hoje (3/12) a emissão seja restabelecida.

    Conforme previsto no edital, os candidatos têm até o dia 07 de dezembro para quitar o boleto.

  • 02/12/2021

    Clara dos Anjos - do projeto literário de Lima Barreto ao diálogo com outras manifestações artísticas por Rodrigo Alves

    Seja bem-vindo! Seja bem-vinda! Ao segundo e último episódio que a COPEVE — CEFET-MG preparou para dar subsídios a professores, professoras, pais, responsáveis, candidatos e candidatas e demais interessados e interessadas na leitura da obra literária indicada para o processo seletivo 2022 dos nossos cursos técnicos. Eu sou o professor Rodrigo Alves, professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura do campus Divinópolis do CEFET-MG e a pauta aqui é sobre o projeto literário de Lima Barreto, como esse projeto é posto em movimento na obra Clara dos Anjos e que pistas o autor nos dá para entender o Brasil do nosso tempo.


  • 01/12/2021

    Divulgado o Resultado Final das Solicitações de Isenção

    A COPEVE divulga o Resultado Final das Solicitações de Isenção. A consulta ao parecer está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato ( Clique aqui para acessar).

    O candidato que tiver seu pedido INDEFERIDO (tendo interposto recurso ou não) e desejar validar sua inscrição deverá providenciar o pagamento do boleto bancário da Taxa de Inscrição até o dia 07 de dezembro de 2021.

  • Novembro 2021
  • 27/11/2021

    Clara dos Anjos, de Lima Barreto - Aspectos da narrativa por Bruna Fontes Ferraz

    Caríssimos candidatos ao Processo Seletivo de 2022 para ingresso na Educação Profissional Técnica de Nível Médio do CEFET-MG,

    A obra literária indicada para a prova de Literatura Brasileira é Clara dos Anjos, de Lima Barreto, romance escrito entre dezembro de 1921 e janeiro de 1922, que foi, como observa a professora e pesquisadora Beatriz Resende, uma das obsessões do autor; afinal ele já havia anunciado seu desejo de escrever a história de uma jovem moradora do subúrbio carioca anos antes, em 1904. No entanto, mesmo que estivesse entre os escritos de maior apreço de Lima Barreto, o livro Clara dos Anjos acabou sendo publicado somente após a morte do seu autor na forma de folhetim, prática comum na imprensa do século XIX que publicava regularmente capítulos de um romance. Nossas novelas de televisão, por exemplo, são derivadas da tradição folhetinesca. Os dez capítulos que integram o livro Clara dos Anjos foram publicados, portanto, de janeiro de 1923 a maio de 1924. Como livro, foi publicado apenas em 1948.

    Sobre essa obra, que se revela bastante contemporânea por estampar estigmas da nossa sociedade, eu, Bruna Fontes Ferraz, professora de Língua Portuguesa e Literatura do CEFET-MG, comentarei alguns aspectos da narrativa e de seu autor, convocando as palavras do próprio Lima Barreto para dialogar conosco e fazer justiça a obra tão rica, sobre a qual este breve podcast pretende apenas incitar algumas reflexões. Mas, adianto, alguns spoilers serão compartilhados, portanto, se você ainda não leu a obra, sugiro que o faça o quanto antes.


  • 26/11/2021

    Divulgado o Resultado das Solicitações de Isenção

    A COPEVE divulga o Resultado das Solicitações de Isenção. A consulta ao parecer está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato (Clique aqui para acessar).

    Eventuais recursos contra indeferimentos deverão ser registrados via Sistema Eletrônico da COPEVE até as 23h59 do dia 29 de novembro de 2021, impreterivelmente. O acesso à tela de Registro de Recurso está disponível na página de acompanhamento de inscrição do candidato até a referida data limite. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados. Caso algum documento tenha sido recusado, o candidato deverá se atentar ao motivo e enviar um novo documento que cumpra os requisitos.

    O resultado das análises dos recursos será divulgado no dia 30 de novembro de 2021, após as 20h00.

Cursos e Vagas

Unidade Curso Turno Forma Vagas
Araxá EDIFICAÇÕES Diurno Técnico Integrado 30
Araxá EDIFICAÇÕES Noturno Técnico Concomitância Externa 18
Araxá EDIFICAÇÕES Noturno Técnico Subsequente 12
Araxá ELETRÔNICA Diurno Técnico Integrado 36
Araxá ELETRÔNICA Noturno Técnico Concomitância Externa 15
Araxá ELETRÔNICA Noturno Técnico Subsequente 15
Araxá MECÂNICA Diurno Técnico Integrado 36
Araxá MECÂNICA Noturno Técnico Concomitância Externa 12
Araxá MECÂNICA Noturno Técnico Subsequente 18
Araxá MINERACAO Diurno Técnico Integrado 36
Araxá MINERAÇÃO Noturno Técnico Concomitância Externa 15
Araxá MINERAÇÃO Noturno Técnico Subsequente 15
Belo Horizonte EDIFICAÇÕES Diurno Técnico Integrado 72
Belo Horizonte ELETROMECÂNICA Noturno Técnico Concomitância Externa 8
Belo Horizonte ELETROMECÂNICA Noturno Técnico Subsequente 22
Belo Horizonte ELETRÔNICA Diurno Técnico Integrado 105
Belo Horizonte ELETRÔNICA Noturno Técnico Concomitância Externa 12
Belo Horizonte ELETRÔNICA Noturno Técnico Subsequente 22
Belo Horizonte ELETROTÉCNICA Diurno Técnico Integrado 72
Belo Horizonte ELETROTÉCNICA Noturno Técnico Concomitância Externa 20
Belo Horizonte ELETROTÉCNICA Noturno Técnico Subsequente 20
Belo Horizonte EQUIPAMENTOS BIOMÉDICOS Diurno Técnico Integrado 36
Belo Horizonte ESTRADAS Diurno Técnico Integrado 20
Belo Horizonte HOSPEDAGEM Diurno Técnico Integrado 36
Belo Horizonte HOSPEDAGEM Noturno Técnico Concomitância Externa 14
Belo Horizonte HOSPEDAGEM Noturno Técnico Subsequente 22
Belo Horizonte INFORMÁTICA Diurno Técnico Integrado 36
Belo Horizonte MECÂNICA Diurno Técnico Integrado 72
Belo Horizonte MECÂNICA Noturno Técnico Concomitância Externa 16
Belo Horizonte MECÂNICA Noturno Técnico Subsequente 44
Belo Horizonte MECATRÔNICA Diurno Técnico Integrado 36
Belo Horizonte MEIO AMBIENTE Diurno Técnico Integrado 32
Belo Horizonte MEIO AMBIENTE Noturno Técnico Subsequente 30
Belo Horizonte QUÍMICA Diurno Técnico Integrado 36
Belo Horizonte QUÍMICA Noturno Técnico Concomitância Externa 10
Belo Horizonte QUÍMICA Noturno Técnico Subsequente 20
Belo Horizonte REDE DE COMPUTADORES Diurno Técnico Integrado 36
Belo Horizonte TRÂNSITO Diurno Técnico Integrado 20
Contagem CONTROLE AMBIENTAL Diurno Técnico Integrado 33
Contagem ELETROELETRÔNICA Diurno Técnico Integrado 32
Contagem INFORMÁTICA Diurno Técnico Integrado 32
Curvelo EDIFICAÇÕES Diurno Técnico Integrado 34
Curvelo ELETROTÉCNICA Diurno Técnico Integrado 34
Curvelo MEIO AMBIENTE Diurno Técnico Integrado 36
Divinópolis ELETROMECÂNICA Noturno Técnico Concomitância Externa 15
Divinópolis ELETROMECÂNICA Noturno Técnico Subsequente 15
Divinópolis INFORMÁTICA Diurno Técnico Integrado 36
Divinópolis INFORMÁTICA PARA INTERNET Noturno Técnico Concomitância Externa 20
Divinópolis INFORMÁTICA PARA INTERNET Noturno Técnico Subsequente 14
Divinópolis MECATRÔNICA Diurno Técnico Integrado 36
Divinópolis PRODUÇÃO DE MODA Diurno Técnico Integrado 36
Leopoldina ELETROMECÂNICA Noturno Técnico Concomitância Externa 15
Leopoldina ELETROMECÂNICA Noturno Técnico Subsequente 15
Leopoldina ELETROTÉCNICA Diurno Técnico Integrado 34
Leopoldina INFORMÁTICA Diurno Técnico Integrado 30
Leopoldina MECÂNICA Diurno Técnico Integrado 30
Leopoldina MECÂNICA Noturno Técnico Concomitância Externa 15
Leopoldina MECÂNICA Noturno Técnico Subsequente 15
Nepomuceno ELETROTÉCNICA Diurno Técnico Integrado 34
Nepomuceno ELETROTÉCNICA Noturno Técnico Concomitância Externa 8
Nepomuceno ELETROTÉCNICA Noturno Técnico Subsequente 24
Nepomuceno MECATRÔNICA Diurno Técnico Integrado 34
Nepomuceno MECATRÔNICA Noturno Técnico Concomitância Externa 8
Nepomuceno MECATRÔNICA Noturno Técnico Subsequente 24
Nepomuceno REDES DE COMPUTADORES Diurno Técnico Integrado 34
Timóteo DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Diurno Técnico Integrado 36
Timóteo EDIFICAÇÕES Diurno Técnico Integrado 34
Timóteo EDIFICAÇÕES Noturno Técnico Concomitância Externa 17
Timóteo EDIFICAÇÕES Noturno Técnico Subsequente 17
Timóteo METALURGIA Noturno Técnico Concomitância Externa 20
Timóteo METALURGIA Noturno Técnico Subsequente 20
Timóteo QUÍMICA Diurno Técnico Integrado 38
Varginha EDIFICAÇÕES Diurno Técnico Integrado 34
Varginha INFORMÁTICA Diurno Técnico Integrado 36
Varginha MECATRÔNICA Diurno Técnico Integrado 36
Varginha MECATRÔNICA Noturno Técnico Subsequente 36